SUGESTÕES PARA LIDAR COM A DEPRESSÃO


           Para termos verdadeiro sucesso contra ela, primeiro de tudo é de extrema importância conhecê-la profundamente. A depressão como sendo comum todos nós podemos passar por alguns momentos com ela. Não é o caso da doença DEPRESSÂO. Não existe causa aparente, porque se alguém acha que foi por causa da morte de um ente querido, ou o desprezo da pessoa amada, então todos que perderam um ente querido ou foram desprezado pela pessoa amada iriam ter tal doença DEPRESSÂO. Note que nem sempre os que estão com DEPRESSÂO passaram por tais experiências. Também para facilitar o entendimento é bom compará-la com a AIDES. Assim como a AIDES anula o sistema de defesa do corpo físico, a DEPRESSÂO anula o sistema de defesa do corpo emocional. Como exemplo: Suponhamos que alguém que você ama lhe magoasse superficialmente. Dentro do que é possamos achar que seja normal, logo se recuperaria emocionalmente, porque seu sistema de defesa do se corpo emocional, logo entrou em ação. Mas quem esta com a tal doença DEPRESSÂO, não se dá o mesmo, porque o sistema de defesa do seu corpo emocional não reage, e com isso vem uma montanha de pensamentos negativos jogando a pessoa numa tortura emocional extremamente horrível, inexplicável. Onde vem comentários dos que são mais próximos: "Não aconteceu nada de grave para você esta desse jeito, erga a cabeça. Você viu a fulana, quantas coisas dífíceis ela enfrentou? Se anime, não fique desse jeito só pensando no pior". Embora a intenção seja a melhor possível, mas o resultado é devastador, porque coloca uma barreira na comunicação com tal pessoa, ou seja, é como se os amigos se tornaram inimigos!
      Para entender a DEPRESSÃO, também ajuda a entender que temos três corpos em um, sendo corpo físico; corpo emocional; e corpo espiritual. Para o corpo físico se manter vivo é necessário do alimento físico, assim, tanto o corpo emocional e o espiritual também precisam do alimento emocional e o alimento espiritual. É fácil de identificar o alimento físico, mas o alimento emocional não. Tanto que o corpo físico dá o alerta quando esta faltando através do mecanismo da fome, mas o corpo emocional, tampouco o espiritual dificilmente dão o alerta através de algum mecanismo como da fome física. Motivo pelo qual precisamos treinar nossa sensibilidade nesse respeito. Para isso é necessário entender como é esse alimento emocional, porque não se pode comprá-lo em farmácias, drogarias, muito menos em super-mercados, Uma experiência pode facilitar o entendimento. Numa maternidade onde acolhia bebes órfãos de mãe, existia um berço que todos os bebes que o ocupavam dificilmente entravam em óbito, também se tivessem doente, logo se recuperavam. Isso despertou a curiosidade, principalmente dos médicos. Só conseguiram desvendar o mistério quando designaram alguém para fazer o relatório de tudo que acontecia entre aquele berço em relação aos demais.  A auxiliar de limpeza, todo dia que fazia a limpeza do local, como aquele era o último berço, pegava o bebê e brincava um pouco com ele, logo após o colocava novamente no lugar. Quase todas as vezes que limpava o local, fazia isso. Constatou-se que o que acontecia de diferente naquele berço em relação aos outros, era o carinho da auxiliar de limpeza, diariamente. Não foi difícil de entender que o carinho da auxiliar de limpeza, é o que fazia a diferença. Naturalmente quando o bebe se torna adulto não seria apropriado receber carinho da mesma forma. Disso também dá para entender que o carinho dela dava prazer a ele, assim o prazer é o alimento do corpo emocional, portanto, tudo que nos dá prazer nos alimenta emocionalmente. Por isso que nós fomos criados para vivermos felizes, pois a felicidade esta ligada ao prazer. Assim, sentimos prazer ao enchergarmos em cores, não apenas em preto e branco como os animais. Podemos sentir prazer ao nos alimentarmos através do paladar, diferente dos animais que comem por instinto, ou seja, apenas para matar a fome, não por prazer. Ao ouvir uma música podemos sentir prazer, ao admirar um por do sol, ao olhar para o céu estrelado, enfim tudo isso ao nos proporcionar uma certa medida de prazer, nos alimenta emocionalmente.   
         A DEPRESSÂO, " fecha nossa boca" para com o alimento emocional, porque ela nos tira o apetite para com o prazer, pois só conseguimos enxergar o lado negativo das coisas, nunca o lado positivo. Para combatê-la, uma das forma é reaprender a ver o lado positivo das coisas. Para isso é bom seguir os passos do maior instrutor que ja viveu. Quando ele estava diante do instrumento de tortura que tiraria sua vida, ele sentiu alegria. E porque sentiu alegria? Porque sabia que pensamentos positivo atraem outros pensamentos positivo e muitos pensamentos positivo se transformam em ânimo. E uma pessoa quando esta animada, desperta todas sua forças positiva. Ele, com toda certeza, iria precisar dela para não fraquejar. Se focalizasse o lado negativo diante de tal situação, viriam outros pensamentos negativo, e por conseguinte viria o desânimo, e ele, além de não trazer força, iria corroer a que restava. Nessa circunstância a derrota seria inevitável. Note o que o texto de Hebreus 12:2 diz: ".Olhando atentamente para o Agente Principal e Aperfeiçoador da nossa fé, Jesus. Pela alegria que se lhe apresentou, ele aturou uma estaca de tortura, desprezando a vergonha, e se tem assentado à direita do trono de Deus."
      O apóstolo Paulo também se confrontou com uma situação semelhante. Quando estava com um espinho na carne, algo que o torturava, note sua reação: "Portanto, a fim de que eu não me sentisse enaltecido demais, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás, para que me estivesse esbofeteando, a fim de que eu não me enaltecesse demais. 8 Neste respeito supliquei três vezes ao Senhor para que isso se afastasse de mim; 9 contudo, ele me disse realmente: “Basta-te a minha benignidade imerecida; pois o [meu] poder está sendo aperfeiçoado na fraqueza.” De muito bom grado, portanto, jactar-me-ei antes com respeito às minhas fraquezas, para que o poder do Cristo permaneça sobre mim igual a uma tenda. 10 Portanto, tenho prazer em fraquezas, em insultos, em necessidades, em perseguições e dificuldades, por Cristo. Pois quando estou fraco, então é que sou poderoso." 2Co. 12:7b-9 Sabendo de antemão que Deus não permitiria que fosse provado além do que podia aguentar, mudou o foco para o lado positivo de tal situação, note no próximo versículo: "Portanto, tenho prazer em fraquezas, em insultos, em necessidades, em perseguições e dificuldades, por Cristo. Pois quando estou fraco, então é que sou poderoso." Portanto se tanto a situação de Paulo, como a de Jesus Cristo teve seu lado positivo, a nossa por mais estressante que seja, tem o lado positivo. É uma questão de procurá-la com persistência de acordo com as palavras do próprio Jesus: “Persisti em pedir, e dar-se-vos-á; persisti em buscar, e achareis; persisti em bater, e abrir-se-vos-á. 8 Pois, todo o que [persistir em] pedir, receberá, e todo o que [persistir em] buscar, achará, e a todo o que [persistir em] bater, abrir-se-á." Mt.7:7,8  
          Para nosso inimigo só existe dois tipos de pessoas: os que tem poucos dons, e os que tem muitos. Os que tem poucos ele não se preocupa tanto, porque se tiver do lado dele irá fazer pouco para ele e se tiver contra também, mas o foco dele é para com quem tem muitos dons, porque se tiver do lado dele fará muito para ele, mas se tiver contra, fará muito contra ele. Note as palavras do apóstolo Paulo: 11 Revesti-vos da armadura completa de Deus, para que vos possais manter firmes contra as maquinações do Diabo; 12 porque temos uma pugna, ( luta com os punhos ) não contra sangue e carne, mas contra os governos, contra as autoridades, contra os governantes mundiais desta escuridão, contra as forças espirituais iníquas nos lugares celestiais."Ef.6:11,12  Se nossa luta não é contra carne e sangue, mas sim contra Satanás e seus demônios e ele usa o sofrimento como arma para nos colocar contra Deus. A DEPRESSÂO é um instrumento de tortura que ele usa nos que tem muitos dons. Mas assim como o apóstolo Paulo e Jesus Cristo tinham muitos dons, e o venceram, assim você que também tem muitos dons, poderá vencê-lo vencendo a DEPRESSÂO. Se o inimigo está irado com você, não será porque és muito especial para Deus? O fato de você esta recebendo essas instruções não são prova do amor que Jeová lhe tem?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORÇA ESPIRITUAL INVISÍVEL

assuntos espirituais avançados: COMO SER BOA EM MATEMÁTICA

MEIOS DE PREVER SEU FUTURO?