SUGESTÕES PARA LIDAR COM AS ANSIEDADES


  
 Antes é importante saber que toda coisa tem o lado positivo e o negativo. Assim como o lado positivo pode nos ajudar, o negativo só nos prejudica a curto ou em longo prazo. De extrema importância é saber o que a provoca. Ela se manifesta dos medos de que alguma coisa não de certo, ou perdermos algo que não queremos perder, ou passar por certa situação constrangedora que detestamos. De acordo com nosso manual de instruções: "A ansiedade no coração do homem é o que o fará curvar-se." Pr.12:25  Assim muitos dos problemas de nosso corpo físico esta relacionado com a ansiedade negativa, pois o maior sábio que já existiu deu varias sugestões para podermos lidar com elas.    

“Ninguém pode trabalhar como escravo para dois amos; pois, ou há de odiar um e amar o outro, ou há de apegar-se a um e desprezar o outro. Não podeis trabalhar como escravos para Deus e para as Riquezas.
  “Por esta razão eu vos digo: Parai de estar ansiosos pelas vossas almas, quanto a que haveis de comer ou quanto a que haveis de beber, ou pelos vossos corpos, quanto a que haveis de vestir. Não significa a alma mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário? Observai atentamente as aves do céu, porque elas não semeiam nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós mais do que elas? Quem de vós, por estar ansioso, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? Também no assunto do vestuário, por que estais ansiosos? Aprendei uma lição dos lírios do campo, como eles crescem; não labutam nem fiam; mas eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestia como um destes. Se Deus, pois, veste assim a vegetação do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vestirá ele tanto mais a vós, ó vós os de pouca fé?  Portanto, nunca estejais ansiosos, dizendo: ‘Que havemos de comer?’ ou: ‘Que havemos de beber?’ ou: ‘Que havemos de vestir?’ Porque todas estas são as coisas pelas quais se empenham avidamente as nações. Pois o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas.
 “Persisti, pois, em buscar primeiro o reino e a Sua justiça, e todas estas [outras] coisas vos serão acrescentadas. Portanto, nunca estejais ansiosos quanto ao dia seguinte, pois o dia seguinte terá as suas próprias ansiedades. Basta a cada dia o seu próprio mal.” Mt.6:24,34
Esse conselho nos orienta que sempre que nos sobrevenha algo que pode nos tornar ansioso, enchendo-nos de desassossego e apreensão, devemos recorrer em oração ao Pai celestial. Assim podemos ‘lançar (nossas) ansiedades sobre Deus (Jeová’), confiante em que seremos ouvidos por Aquele que tem cuidado de nós. (1Pe 5:7) Isto resultará numa calma íntima, na paz de Deus, que guardará nosso coração e as faculdades mentais. Bem no íntimo, no coração, o cristão se sentirá livre do desassossego, do mau pressentimento e do alarmismo, e sua mente não será perturbada por distrações e perplexidades resultantes da ansiedade prejudicial. — Fil 4:6, 7.
Também as ansiedades negativas podem nos servir de termômetro do amor que sentimos para com Deus, pois ela é causada pelo medo (temor). “No amor não há temor, (medo) mas o perfeito amor lança fora o temor (medo), porque o temor (medo) exerce uma restrição. Deveras, quem está em temor (com medo) não tem sido aperfeiçoado no amor.” 1Jo.4:18  Amor é sinônimo de confiança e é relacionada com o conhecimento, não na emoção. Quem ama confia totalmente. Se não existe meia confiança também não existe meio amor. Quando nossas emoções sobrepõem o conhecimento exato nos lançam no mar de sofrimento que se transforma numa tortura emocional indescritível, podendo atingir nosso lado espiritual. Se colocarmos a culpa em Deus, direta ou indiretamente, estamos com a caneta na mão para assinar o atestado de derrota! Perdemos totalmente o sentido da vida!



                           





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORÇA ESPIRITUAL INVISÍVEL

assuntos espirituais avançados: COMO SER BOA EM MATEMÁTICA

MEIOS DE PREVER SEU FUTURO?